Integra


São as seguintes as conclusões finais aprovadas:

Considerando que:

a) A educação física é uma necessidade nacional inadiavel;

b) A educação física constitue um elemento para auxiliar o desenvolvimento do educando, proporcionando-lhe saude e tornando-o mais apto para o trabalho intelectual;

c) A educação física deve visar o aproveitamento do educando e não o mero cumprimento de dispositivos legais

d) Os jogos, alem de robustecer o físico, constituem fator poderoso para a formação do carater;

e) A educação física da idade pré-escolar não tem sido suficientemente cuidada.

CONCLUE PELA NECESSIDADE DE:

1ª Parte -Conclusões de ordem geral.

1) ser diária a prática de exercícios físicos, pois só com a continuidade se obtem resultados apreciaveis;

2) limitar o número de discípulos, a fim de garantir o aproveitamento visado pela educação física;

3) limitar o número de aulas ministradas pelos professores, a fim de evitar-lhes a estafa intelectual e física resultantes;

4) sugerir a nomeação de professores especializados para os grupos escolares, a fim de ser conseguida maior eficiência e melhor orientação na educação física;

5) sugerir aos poderes competentes que, para efeito de remoção e promoção, seja computado o trabalho de educação física do professor da escola isolada;

6) existir estreita ligação entre o professor de educação física e os das demais disciplinas, a fim de se alcançar bom resultado na correção das atitudes viciosas;

7) envidar todos os esforços, no sentido de só se iniciar a prática de exercícios físicos depois de realizado o exame médico-biométrico e conseqüente grupamento homogênio.

8) utilizar-se da estatística como elemento indispensável da verificação do aproveitamento;

9) adatar-se às necessidades essenciais, os locais onde se pratiquem os exercícios físicos;

10) ser revisto o material didático existente nos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado, suprindo as falhas que houver

11) ser fornecido o material médico-biométrico aos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado, que não o possuam, e substituir o inutilizado;
12) sugerir a fabricação de aparelhos antropométricos e de material didático destinados aos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado, nas oficinas das escolas profissionais;

13) sugerir a criação de inspetorias regionais com sede nas regiões escolares, para orientar e fiscalizar a educação física em todos os setores educacionais;

14) sugerir a admissão de médicos especializados para realizar exames adequados nos estabelecimentos oficiais de ensino do Estado.,

15) indicar que a dansa, quando se tratar de um complemento da educação física feminina,não pode prescindir da educação física geral;

16) realçar o valor do serviço de pesquisa e experimentação junto a instituições infantis estaduais, municipais e particulares, em que haja educação física;

17) sugerir que sejam aproveitadas as pesquisas e observações colhidas nos diversos institutos do país, quando da elaboração do método de educação física e dos programas especiais para cada modalidade de instituição infantil, dentro de um plano único de uniformização e racionalização do ensino;

2.ª Parte - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO SECUNDÁRIO

1) fazer ampla divulgação dos atos que regulam a educação física nos estabelecimentos de ensino, a fim de serem melhor cumpridas às exigências federais;

2) fazer ampla divulgação das exigências estipuladas para que os estabelecimentos de ensino obtenham a inspeção preliminar
3) sugerir que a inspeção preliminar e a permanente dos estabelecimentos de ensino, na parte referente à educação física, sejam feita por inspetor especializado;

4) haver entendimento entre o Estado e a União, no sentido desta entregar àquele o serviço de inspeção federal da educação física, dos estabelecimentos oficiais do ensino secundário do estado;

5) sugerir que se realizem reuniões anuais de inspetores de ensino secundário, com o objetivo de ajustá-los às necessidades da inspeção da educação física, enquanto não é feita por inspetores especializados;

6) ser feita a revisão da "ficha de classificação" de todos os estabelecimentos sob inspeção permanente ou Preliminar, pelo órgão competente do ministério da educação, para efeito dos dispositivos legais referentes à educação física;

7) sugerir que sejam facultativas as aulas de educação física durante as provas parciais;

8) ser aberto o crédito especial para que se complete a instalação necessária à educação física nos estabelecimentos oficiais de ensino no Estado

9) ser feita dotação de verba fixa anual para a manutenção das secções de educação física dos estabelecimentos oficiais de ensino no Estado

3.ª Parte - EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO PROFISSIONAL.

1) sugerir a fixação do número de aulas semanais de educação física para cada turma, nos moldes do art.349, do dec.5884, de 21 de abril de 1933 (código de educação do estado de são Paulo)

2) sugerir que para o reconhecimento dos cursos particulares do ensino profissional sejam exigidas condições referentes à educação física, tais como: a obrigatoriedade de locais abertos e cobertos para os exercícios físicos, e a de material didático fixo e móvel, incluindo se ainda as instalações higiênicas;

3) sugerir a criação de cargos de professores auxiliares de educação física nas escolas profissionais com mais de 300 alunos;

4) haver entendimento no sentido de coordenar os serviços médicos de educação física dos centros ferroviários com os da superintendencia do ensino profissional

5) sugerir a dotação de verbas anuais, inicialmente de 359:500$000, e nos anos seguinte de 325:000$000, para atender às necessidades do serviço de educação física nas escolas profissionais do Estado;

6) realçar o valor da realização de um campeonato esportivo anual entre todas as escolas profissionais do Estado

SECÇÃO || - ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

a) conclusões de ordem geral:

1) sugerir que a Escola Superior de educação Física de S.Paulo seja anexada à Universidade de S.Paulo.

2) sugerir a criação do curso de técnica esportiva na Escola Superior de educação Física de S.Paulo.

b) formação dos professores de educação Física:

1) sugerir a introdução, no currículo dos cursos de professores das escolas de educação física, das cadeiras de:

a) Fisiopatologia

b) Recreação

c) Educação cívica e moral, esta última com o objetivo de torná-los elementos completos para a educação da juventude brasileira;

2) sugerir a seleção psicotécnica de candidatos à matrícula nas escolas de educação Física, de acordo com as aptidões exigidas pela profissão;

3) realçar o valor de cursos de extensão cultural para professores diplomados, para atualização de seus conhecimentos;

4) Combater a concepção errônea de que há correlação entre os bons resultados atléticos e a eficiência profissional do professor de educação física, onde ela exista.

c) habilitação do professor primário.

1) incluir no currículo das escolas normais ou cursos de formação profissional, a cadeira de metodologia da educação física, independentemente da prática obrigatória dos exercícios físicos

2) sugerir que o governo estadual realize em cada série de região escolar, enquanto não houver professores primários habilitados, cursos intensivos de educação física, no período compreendido entre 15 de janeiro e 15 de Fevereiro de cada ano

SECÇÃO ||| - ASSUNTOS CIENTÍFICOS

Conclue que:

1) o critério ideal para o grupamento homogêneo exige a orientação constitucionalística de viola

2) e título provisório, na situação atual, o grupamento homogêneo seja feito jogando com os elementos: estatura, peso, capacidade vital, idade e exame clínico.

3) para o grupamento homogêneo dos escolares do sexo masculino, de 11 a 17 anos, de S.Paulo e do distrito federal, sejam utilizadas as tabelas já organizadas e apresentada a este congresso.
SECÇÃO |V - ASSUNTOS GERAIS:

1) nas bibliotecas classificados pelo sistema decimal, na parte referente à educação física e esporte, seja adotada a modificação e a ampliação apresentada a este congresso.

2) instituição de prêmios a fim de estimular o aparecimento de trabalhos sobre a educação física

3) orientar a propaganda da educação física, inclusive a esportiva, por meio de uma campanha que abranja diversas atividades