Resumo

Com o futebol transformado em negócio, os clubes precisam, cada vez mais, de receitas que fujam das tradicionais,  como  bilheteria  e  comercialização  do  passe  de  jogadores.  Ademais,  como  são  organizações  que  lidam  com  incertezas, alterando momentos positivos e negativos em curtos espaços de tempo, sujeitas a bom desempenho da  equipe,  tornou-se  imprescindível  a  estas  instituições,  oferecerem  condições  para  que  suas  marcas  ofereçam  aos  torcedores uma experiência especial, evitando assim, a dependência das tradicionais fontes de renda e buscando  manter  o  seu  torcedor  engajado  mesmo  nos  momentos  difíceis.  Em  paralelo,  assiste-se  ao  surgimento  de  um  torcedor consumidor que, mais do que pertencer à torcida, busca vivenciar o clube do coração de todas as formas  possíveis.  Assim, a demanda pelo Marketing Esportivo cresce a cada ano, tendo o futebol como protagonista. Tal  atividade procura enxergar o consumidor como algo além do que o objetivo a ser buscado, oferecendo a ele uma  oportunidade  de  participar  ativamente,  por  meio  de  campanhas  interativas  de  marketing,  que  atingem  a  esse  consumidor de uma maneira rápida e efetiva, gerando resultados promissores. O presente artigo visa então, analisar  as estratégias de comunicação utilizadas pelo Sport Club Corinthians Paulista na campanha Fé Alvinegra, realizada  pelo clube e sua patrocinadora, Nike, em 2017

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