Resumo

O presente estudo investiga, a partir de um pequeno recorte da realidade, as idéias de corpo humano, transmitidas e percebidas pelos professores de Educação Física nas aulas do Ensino Fundamental. Para isso, foi necessário realizar um levantamento teórico sobre as idéias de corpo humano apresentadas no decorrer da história até os dias atuais e suas influências para a Educação Física escolar. Além disso, realizou-se uma pesquisa com professores de Educação Física a partir das seguintes questões: Que idéias sobre o corpo humano você transmite em suas aulas de Educação Física? Você percebe reações de seus alunos a essas idéias? A amostra da pesquisa constou de uma seleção de escolas da rede estadual de ensino, situadas no extremo sul da capital paulista. Professores dessas escolas constituíram os sujeitos da pesquisa. A análise das respostas seguiu metodologicamente, alguns momentos básicos: a) leitura das descrições, procurando conseguir um sentido geral das proposições e compreensão das respostas dos sujeitos; b) elaboração das unidades de significado; c) análise ideográfica; d) análise nomotética. Em seguida, passamos a interpretar os resultados que desvelaram que os professores de Educação Física quando transmitem idéias de corpo restritas a dimensão física, percebem que as reações de seus alunos direcionam-se para os aspectos concretos do corpo e para os relacionados ao comportamento dos organismos. Quando transmitem idéias de corpo enfocando a dimensão social, percebem que seus alunos demonstram autonomia em termos de aspectos socioculturais. Quando transmitem idéias de corpo psíquico percebem que seus alunos relacionam as atividades físicas com aspectos cognitivos. Finalmente, os resultados desvelaram também que, entre todos os professores pesquisados neste estudo, apenas um transmite aos seus alunos idéias de corpo humano por meio dos saberes físico, social e psíquico inter-relacionados.

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