Resumo
Na sociedade contemporânea, o encontro com o outro é inevitável e os ambientes sociais acabam sendo os lugares de maiores lutas para a afirmação de certos significados. A escola é um ambiente onde emerge uma diversidade de hábitos, valores, tradições; o que pode favorecer o silêncio, isolamento e resistência dos alunos. Também é vítima de confrontos de interesses e disputas entre dominantes e dominados, e esta relação não pode ser menosprezada. Portanto, quando se negligencia esse contexto, acaba favorecendo o surgimento de identidades dominantes e aumentando a alteridade entre os escolares. Considerando essas questões, a presente dissertação tem por objetivo analisar a percepção de professores sobre as relações de construção das identidades e alteridade que se estabelecem entre os alunos nas aulas de Educação Física. A metodologia aplicada ao estudo se caracteriza por descritiva e exploratória, de cunho qualitativo. Participaram da pesquisa dezenove professores de Educação Física do Ensino Fundamental da rede municipal de Jundiaí. A proposta da pesquisa divide-se em quatro momentos permeados por questionário, entrevistas e grupos focais. Para a análise dos resultados, utilizamos a análise interpretativa. Assim, observamos que, mesmo ocorrendo discussões acerca de uma Educação Física escolar pautada nas ciências humanas e sociais, percebemos, através dos discursos dos professores, a grande influência que a área psicobiológica ainda exerce na prática pedagógica dos pesquisados. Consideramos que as representações das percepções dos professores sobre a construção das relações de identidade e alteridade nas aulas, ainda estão muito instaladas numa proposta psicobiológica cujas intenções são a aquisição de uma melhor capacidade ou habilidade motora, assim consideramos que esses ideais de certa forma podem contribuir para reforçar e perpetuar as diferenças. Logo, um ambiente que estimule a reflexão crítica e com o alicerce na formação continuada dos docentes, podem apontar perspectivas para sensibilizar os profissionais de Educação Física a constituir em práticas pedagógicas pautadas na equidade, democracia e justiça social.