Identidade de Professores - Educação Física, Que Profissão é Essa?
Em IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE
Resumo
O presente estudo, que se constituirá em minha dissertação de mestrado, trata de compreender a identidade do profissional de Educação Física: o que pensam, o que dizem e como agem esses profissionais? A metodologia desta pesquisa baseia-se numa linha crítico-interpretativa, principalmente na etnografia, a qual busca compreender um fenômeno, e não comprovar hipótese estabelecidas a priori. Nesse sentido, busca-se na "voz" daqueles que vivem essa e sobrevivem dessa profissão compreender o que os levaram, o que os faz permanecer, qual o conceito de profissão que lhes é subjacente, como vêem sua profissão? Como podemos chamar a Educação Física: de atividade, de profissão, de semi-profissão, de "bico"? Estas e outras categorias têm emergido durante o próprio trabalho: na escuta atenta das entrevistas, nas leituras dos questionários, na observação participante, nas discussões em grupo. Paralelo à coleta de dados, iniciada em março deste ano, um processo permanente de análises e sínteses no confronto com a literatura tem nos permitido desvendar uma realidade, por vezes caótica, por vezes surpreendente, a respeito dessa profissão