Identidade docente e formação continuada em educação física escolar
Por Lucas Barbosa Resende (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Resumo
Este artigo objetivou investigar a produção científica sobre a identidade docente e a formação continuada em educação física escolar, analisando como é debatida a relação entre essas duas dimensões da docência. O método utilizado foi a revisão integrativa em quatro bases de dados, sendo analisados 11 trabalhos. Os estudos demonstraram a complexidade da temática abordando-a por diferentes perspectivas: possibilidades e tipos de formação continuada, a subjetividade dos professores(as) em formação, o papel da comunidade, do outro e da alteridade no desenvolvimento de uma identidade profissional. Concluímos que a temática da identidade docente e sua relação com a formação continuada demonstrou-se pertinente e contemporânea, pois converge sobre a própria prática pedagógica dos(as) professores(as), no ser e estar na escola. Apontamos, ainda, a necessidade de mais estudos sobre o tema, dado seu impacto na atividade docente, com desdobramentos na concepção da educação física escolar.
Referências
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
BATISTA, Danielle. Formação continuada de professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT: entre o ideal e o vivido. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá/MT, 2015.
BETTI, Mauro. Sobre teoria e prática: manifesto pela redescoberta da educação física. EFDeportes.com. Revista Digital, ano 10, n. 91, 2005. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd91/ef.htm. Acesso em: 6 abr. 2024
BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas em educação física. Caderno Cedes, ano XIX. n. 58. p. 68-88. 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/3NLKtc3KPprBBcvgLQbHv9s/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 28 dez. 2023
BRACHT, Valter. A Educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que poderia ser. Ijuí: Editora Unijuí, 2019.
BRACHT, Valter. Educação física, método científico e reificação. In: STIGGER, Marco Paulo (org.). Educação Física + Humanas. Campinas: Autores Associados, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 02, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores... Diário Oficial da União, DF, 15 abr. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 5 abr. 2024
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. Campinas, SP: Papirus. 2013.