Resumo

Esse artigo faz uma revisão conceitual articulando o tema fronteira com as questões de Educação, identidade e interculturalidade, focando especialmente as formas de discriminação sobre o corpo etnicamente diferente e as possíveis implicações para a área de Educação Física na escola. O texto procura contemplar questões gerais e particulares quando considera a complexidade da região fronteiriça de Corumbá no Estado de Mato Grosso do Sul-Brasil, local que faz divisa com a Bolívia. Deste modo o objetivo do texto foi analisar as aproximações e contradições teóricas desse campo relativamente novo para área da Educação Física, procurando provocar novas perspectivas em torno dessa complexa temática para área. Nessa análise foi possível perceber a importância de discutir o hibridismo sociocultural, elementos que podem contribuir para diminuir e/ou aumentar os entraves discriminatórios sobre as pessoas etnicamente diferentes que convivem nesses espaços fronteiriços. Portanto, aspectos esses que podem influenciar de certa forma a prática da Educação Física, indicando que os professores devem ter uma maior atenção aos múltiplos aspectos étnicos em região de fronteira, notadamente ao exercerem seus processos educativos no contexto escolar.

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