Identidade Pedagógica e Curricular da Educação Física Escolar: Territórios de Reconhecimento e Legitimidade no Instituto Federal Catarinense
Por Paulo Fernando Mesquita Junior (Autor), Juares da Silva Thiesen (Autor).
Em Motrivivência v. 28, n 48, 2016. Da página 241 a 264
Resumo
O presente trabalho trata-se de um estudo realizado, no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC), sobre o movimento de constituição da identidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF) e sua legitimidade. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: como vem sendo constituída a identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do IFC? Caracteriza-se como um trabalho de caráter qualitativo, de base exploratória e estudo de caso. Os principais procedimentos para a obtenção das informações foram: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Dentre os achados da pesquisa, em síntese, concluiu-se que a constituição da identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do Instituto Federal Catarinense vem sendo configurada nos processos relacionais, nas representações sociais, na ação pedagógica e curricular, no reconhecimento social dos seus princípios e códigos e no próprio movimento que esta pesquisa produziu no interior do campus Sombrio.