Resumo

A presente investigação procurou analisar as perceções que os professores de (educação física) EF têm acerca da sua identidade socioprofissional e das relações que estabelecem com os vários elementos da comunidade educativa. O estudo apresenta uma natureza não experimental, quantitativa e descritiva. Recorreu-se à aplicação do questionário como instrumento de recolha de dados. Para a realização do estudo, recorreu-se a uma amostra não probabilística de 464 professores de EF dos 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, de um total de setenta e sete estabelecimentos escolares distribuídos por quarenta e um concelhos do Continente e três da ilha da Madeira. Existe, em geral, uma perceção positiva sobre a identidade socioprofissional do professor de EF. Os professores de EF percecionam níveis colaboração elevados, nomeadamente no que se refere à colaboração com os órgãos de administração e gestão e à colaboração com os professores das outras disciplinas na realização das atividades escolares. Verifica-se, também, que quanto mais positiva é a relação dos professores de EF com os professores das outras disciplinas e com a comunidade educativa, mais elevado é o grau de participação na vida da escola. Será importante que os professores de EF aproveitem a sua imagem social positiva, as boas relações com os colegas das outras disciplinas e o facto de os diretores propenderem a aceitar as suas sugestões, para melhorar as perceções da comunidade educativa sobre a importância da disciplina de EF.

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