Identifica os problemas corporais

Parte de Guia da educação em família: educação física . páginas 7 - 9

Resumo

1-Valoriza a consciência corporal Aulas de Educação Física devidamente orientadas não pretendem formar atletas, mas pessoas conscientes de si mesmas e do próprio corpo. O culto ao corpo não é, portanto, seu objetivo. Fique atento ao modo como seu filho se relaciona com o próprio corpo em atividades cotidianas – como ele se comporta em casa (quando está estudando, se alimentando, assistindo TV etc.). Mostre a seu filho como é importante conhecer-se para saber seus limites e possibilidades.

2-Reeduca a postura Alerte seu filho para a importância da postura correta, ela é fundamental para melhorar o rendimento dele durante a aula. A postura incorreta prejudica o corpo por inteiro, provocando um desconforto que interfere até mesmo na capacidade de apreender informações.

 3-dá o sinal de alerta! Alguns sinais corporais são bem visíveis – e uma das maneiras mais fáceis de identificá-los é observar o modo como seu filho respira, anda, senta, dorme. Nas aulas de Educação Física, por meio do monitoramento de índices de aptidão física, é possível detectar problemas de desenvolvimento e crescimento nos alunos, como obesidade, desnutrição, déficit de crescimento, distúrbios na maturação biológica e problemas neurológicos que, se identificados em fase inicial, podem ser tratados sem que haja problemas na fase adulta. Testes de fácil aplicação, bem como uma simples observação do professor de Educação Física em suas aulas, podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança e do adolescente e evitar problemas no futuro.