Resumo

O presente estudo visa determinar como a curiosidade específica do torcedor, a identificação com o time e a satisfação do torcedor influenciam a intenção de compra dos produtos do time e de assistir aos seus jogos.

Metodologia: Os dados foram coletados de uma amostra de 499 entrevistados. A amostra da investigação é constituída maioritariamente por indivíduos jovens, com idade média de 29,7 anos, sendo que 67,2% da amostra tem entre 18 e 30 anos. Como método de análise foi empregada a Modelagem de Equações Estruturais (MEE).

Originalidade: O modelo proposto para estudo nesta pesquisa traz uma contribuição inédita para a academia, principalmente no campo da gestão esportiva, especificamente do marketing esportivo, pois introduz novas relações ainda não exploradas por outros pesquisadores, considerando os construtos analisados.

Principais resultados: A curiosidade dos torcedores desempenha um papel crucial na forma como os torcedores se identificam com o time, influenciando a intenção de comprar produtos do time ou assistir aos jogos. Além disso, a satisfação dos fãs influencia as intenções de compra e de assistir aos jogos. Portanto, existe uma relação clara entre esses construtos em ambos os modelos.

Contribuições teóricas/metodológicas: Esta pesquisa contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o comportamento do torcedor de futebol no Brasil, especialmente no que diz respeito ao seu comportamento na intenção de comprar produtos e intenção de assistir aos jogos. Esta pesquisa também examinou diversos tipos de intenções - de compra de produtos e de assistir jogos do time preferido - dos torcedores, conceito não explorado anteriormente em um único estudo com a mesma amostra.

Acessar