Resumo

O objetivo deste estudo foi propor um instrumento para identificação dos modelos de ensino utilizados por treinadores/profissionais de Educação Física no processo ensino-aprendizagem de modalidades esportivas coletivas. Foram identificados os seguintes modelos: Método “tradicional”, que faz uso do mecanicismo e repetição do gesto técnico; o Modelo de Desenvolvimento dos Conteúdos dos Jogos, que é norteado pela experiência prévia do aluno nas atividades; Modelo de Ensino dos Jogos para a sua Compreensão, que aplica a forma de jogo progressiva e entendimento tático no aprendizado da técnica; o Modelo de Educação Desportiva, que busca conceder caráter afetivo/social a aprendizagem; o Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, que permite a aprendizagem de formas modificadas dos jogos esportivos. Pautado nestes modelos, o instrumento proposto é composto por 20 questões com cinco alternativas de resposta em que cada qual faz alusão a um dos modelos supracitados. Adicionalmente, fora construída uma versão de gabarito do instrumento e uma ferramenta elaborada a partir do software Microsoft Excel para tabulação dos dados e processamento dos resultados das aplicações do instrumento. Conclui-se que fora possível a disponibilização de um instrumento para identificação dos modelos de ensino dos esportes coletivos de linguajar simples e rápido preenchimento, que pode contribuir com os pesquisadores da pedagogia do esporte e Educação Física.

Acessar