Identificação dos Modelos de Ensino dos Esportes Coletivos. Exposição de Um Instrumento
Por Murilo Pontes Meneguela (Autor), Bruno Pedroso (Autor), José Roberto Herrera Cantorani (Autor), Guilherme Moreira Caetano Pinto (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 26, n 286, 2022.
Resumo
O objetivo deste estudo foi propor um instrumento para identificação dos modelos de ensino utilizados por treinadores/profissionais de Educação Física no processo ensino-aprendizagem de modalidades esportivas coletivas. Foram identificados os seguintes modelos: Método “tradicional”, que faz uso do mecanicismo e repetição do gesto técnico; o Modelo de Desenvolvimento dos Conteúdos dos Jogos, que é norteado pela experiência prévia do aluno nas atividades; Modelo de Ensino dos Jogos para a sua Compreensão, que aplica a forma de jogo progressiva e entendimento tático no aprendizado da técnica; o Modelo de Educação Desportiva, que busca conceder caráter afetivo/social a aprendizagem; o Modelo de Competência nos Jogos de Invasão, que permite a aprendizagem de formas modificadas dos jogos esportivos. Pautado nestes modelos, o instrumento proposto é composto por 20 questões com cinco alternativas de resposta em que cada qual faz alusão a um dos modelos supracitados. Adicionalmente, fora construída uma versão de gabarito do instrumento e uma ferramenta elaborada a partir do software Microsoft Excel para tabulação dos dados e processamento dos resultados das aplicações do instrumento. Conclui-se que fora possível a disponibilização de um instrumento para identificação dos modelos de ensino dos esportes coletivos de linguajar simples e rápido preenchimento, que pode contribuir com os pesquisadores da pedagogia do esporte e Educação Física.