Resumo

O presente estudo tem como tema central a identificação de incidência de autoritarismo na prática de Judô e discuti-la, a fim de saber se o que acontece em aula é de forma consciente ou simplesmente retórica. Por ser o autoritarismo um conceito subjetivo, foi criado um instrumento para identificar os vários níveis de autoritarismo presentes nas aulas de Judô. Foram divididos em cinco níveis que variaram de pouco autoritário a muito autoritário na escala da curva normal. Essa classificação é fácil de perceber, porém difícil de explicar o que seja pouco ou muito autoritário em termos absolutos. Foi utilizada a estatística do qui-quadrado, para detectar discrepâncias entre a freqüência esperada e a observada. Essa escolha teve a preocupação de tornar o estudo mais criterioso e consistente em suas análises. O estudo foi feito com bases nas observações e respostas de professores e alunos de dez clubes de judô-clubes localizados no município do Rio de Janeiro. Nas análises e discussões desses dados coletados foram encontrados vários níveis de autoritarismo, assim como bastante discrepâncias nas respostas entre alunos, entre professores, entre alunos e professores e entre os discursos e a prática. O autor procurou discutir, interpretar e analisar esses fatos, bem como mostrar este quadro dentro de uma perspectiva educacional do País de forma clara e consciente.

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