Idosos: Um Novo Público na Comunicação e o Desafio das Novas Tecnologias.
Por Luiz Antunes de Souza (Autor), Marisete Peralta Safons (Autor).
Em 9ª Jornada Internacional sobre Gestão do Esporte - GESPORTE
Resumo
Introdução: O envelhecimento acelerado da população brasileira e mundial vem propiciando o surgimento de um novo público em matéria de comunicação: os idosos. O surgimento acelerado, de novas tecnologias voltadas à comunicação, assim como a forma dessa comunicação, não tem encontrado uma recepção plena por parte desse novo segmento da população. Dificuldades no manuseio de equipamentos e pouca familiaridade com essas tecnologias podem estar afastando os idosos de informações importantes para uma velhice saudável e inclusiva socialmente. Objetivo: Conhecer os hábitos e as formas de comunicação de idosos e como agem diante das novas tecnologias. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa, do tipo transversal. Participaram deste estudo, 97 idosos de ambos os sexos, sendo 68 mulheres com idade média de 72 anos e 29 homens com idade média de 74,5 anos. Todos idosos participavam do Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) sobre atividade física para idosos da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Foram aplicados questionários, onde foram consideradas as seguintes variáveis: gênero, idade, estado civil, profissão, tempo de atividade física, experiência anterior com esportes competitivos, hábitos com hobby, forma preferida de lazer, relação com informática e novas tecnologias e finalmente a utilização de redes sociais. Resultados e Discussão: Como formas de lazer, 14% relatou gostar de cinema, 18% gostam de viajar, 20% dançar e passear. No item sobre relacionamento com informática, 54% relataram ter contato frequente com o uso de computadores. 33% fazem uso do WhatsApp, 27% pesquisa no Google, 13% no YouTube e 20% fazem uso do Facebook. Apesar destes resultados, obtivemos a constatação da dificuldade e pouca familiaridade dos idosos com o uso de novas tecnologias.