Resumo

"Em busca de uma visão dialética" (Análise Crítica) 
Educa-UFW 
Foi realizado em Brasília (DF), nos dias 29/04/94 a 01/05/94, na Universidade de Brasília (UnB), o III SEMINÁRIO SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL. E ESPORTE - Em busca de uma visão dialética, garantido pela Executiva Nacional dos Estudantes de Educação Física (ExNEEF), tendo como discusões, as seguintes temáticas: 
I- Movimento Estudantil (ME) e Esporte (Marcelo Ribeiro e Alexandre Fernandez Vaz); 2- A Influência da mídia na prática desportiva (Tilda Teves, Cesar F. Silva e Mário Cantarino); 3- Esporte e Ideologia (Maud de Carvalho e Marcelo Guina). 
No decorrer deste evento, foram também promovidas duas oficinas referentes aos temas supracitados, cujas principais questões discutidas, centraram-se em: 
1 - Superação da concepção de esporte/movimento humano que prioriza eficiência e rendimento em prol de maior produtividade, como contributo à ideologia dominante e à manutenção da ordem estabelecida; 
2 - Relação entre concepção de corpo/movimento humano e indústria cultural. Esta última como grande fator de sedução, tem contribuído com urna valorização do corpo mais no sentido mecânico e como instrumento a serviço do consumo, em detrimento do sentido histórico-cultural em busca de uma identidade de classe. 
3 - Superação da ideologia dominante para possibilitar a construção e concretização de uma perpectiva popular do esporte. 
Neste contexto, o Movimento Estudantil se coloca em dois níveis passíveis de intervenção: um, no sentido mais abrangente de se articular, organizadamente, com outras forças políticas existentes no movimento popular; outro, na direção do debate "interno" (Educação Física e Esporte), auxiliando no processo de discussões sobre suas perspectivas e tendências. 
4' Escola de Educação Física da Universidade Federal de Uberiândia-MG. 
CADERNO DE DEBATES - EXNEEF (1) JULHO DE 1994 - P. 23 

Arquivo