Imagem corporal no contexto da Educação Física Escolar: um estudo com estudantes do Ensino Médio
Por Natalia Maria Ferreira Santana (Autor), Maria Eduarda Ferreira da Conceição (Autor), Esther Santos Mendes (Autor), Ana Paula Rodrigues Figueroa (Autor).
Resumo
O estudo objetivou analisar o grau de distorção da imagem corporal de adolescentes e a sua correlação com a participação nas aulas de Educação Física das escolas estaduais de tempo integral no município de Caruaru-PE. Trata-se de um estudo descritivo com delineamento transversal e abordagem quantitativa, em que participaram 74 estudantes de ensino médio de três escolas de tempo integral de Caruaru-PE. A coleta de dados ocorreu por meio de dois questionários, um deles com 20 perguntas baseadas na prática de Educação Física na escola, e o Body Shape Questionnaire (BSQ). A partir dos resultados encontrados, concluiu-se que a maioria (52,7%) apresentou algum grau de distorção da imagem corporal. Não houve correlação entre a imagem corporal e a participação nas aulas de Educação Física.