Resumo

O Facebook é uma das maiores redes de comunicação digital em todo o mundo. Tornou-se uma área de estudos devido às mudanças ocorridas desde a sua criação. Foi criado para ser um canal de diálogo entre universitários, contudo atravessou fronteiras e emerge para o capitalismo comunicacional. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar as imagens publicadas por quatro escolas de Campinas/SP na rede social Facebook®. Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo de modelo netnográfico. Utilizou pra sua análise perfis no Facebook de escolas da rede de ensino público e privado de Campinas/SP e de seus alunos.O instrumento utilizado foi uma adaptação do “Protocolo de análise utilizado para a categorização das imagens” de De Oliveira (2016). Como resultados obteve-se um total de 2139 fotos analisadas, sendo 1985 (92,8%) postadas pela escola, 99 (46%) publicadas por terceiros e 55 (2,6%) divulgadas por alunos. Identificou-se diferença de conteúdos nas imagens postadas pelos alunos e pelas escolas no Facebook® no ambiente escolar, assim como a finalidade das publicações das escolas, uma vez que as publicações das escolas privadas estão associadas a sua divulgação e propaganda, portanto, a finalidade da publicação de tais escolas está vinculada às questões de âmbito econômico.

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