Resumo

Objetivos:
Verificar caminhos estratégicos para o desenvolvimento da pedagogia do esporte utilizando recursos fotográficos e vídeos de curta duração. Apresentar possibilidades e mudanças do esporte educacional, incluindo aspectos de rendimento esportivo.

Métodos e resultados:
O grupo de estudos e pesquisas em Pedagogia do Esporte da Universidade Federal de São João Del Rei, após discutir e avaliar a trajetória de 2011 resolveu registrar por meio de imagens e vídeos de curta duração, possibilidades e mudanças pedagógicas a partir dos minijogos, especialmente o minibasquete e o minihandebol. Para este trabalho o foco estabelecido foi o das estruturas físicas (equipamentos e materiais esportivos). As seguintes questões foram apontadas: Quais as possibilidades do ensino e aprendizagem que emergem a partir das estruturas esportivas diminuídas, como as tabelas e as traves? Como que os agentes educativos, professores e técnicos de esporte podem oferecer suporte pedagógico para a formação de futuros atletas? Os resultados indicam que as chances de ensino e aprendizagem dos esportes coletivos basquete e handebol são maiores a partir da utilização destes equipamentos e materiais do que daqueles utilizados pelo chamado ensino tradicional.

Conclusão:
Este trabalho ainda se encontra em andamento, mas é possível observar como conclusão lógica que o numero maior de chances no esporte ocorre pela simples utilização dos mencionados (tabela de basquete e traves de handebol com medidas Trata-se de um maior “consumo” do esporte, ou seja, de apropriação.