Resumo

O presente estudo tem por objetivo avaliar o impacto da aplicação de um modelo de ensino hibrido (o qual integrou os desígnios do modelo de instrução direta, ensino aos pares e aprendizagem cooperativa) no desenvolvimento de habilidades técnicas elementares de Ginástica Artística em praticantes iniciantes. Participaram no estudo 28 praticantes do sexo feminino no grupo experimental, divididas em três subgrupos de nível de habilidade distinto, e 25 no grupo controle na faixa etária entre os 9 e 12 anos. Os dados foram obtidos a partir da observação sistemática, com gravação vídeo e áudio do desempenho técnico das atletas, pela aplicação de um pré-teste e um pós-teste, antes e após, respetivamen-te, a aplicação do protocolo instrucional com 24 treinos. A análise da variância (ANOVA) e o teste post-hoc de comparações múltiplas de Tukey foram aplicados para avaliar os progressos no desenvolvimento das habilidades técnicas. Os resultados evidenciaram que apenas o grupo experimental evoluiu significativamente, através da aplicação do modelo híbrido, sendo os progressos extensíveis aos três subgrupos de habilidade, para além de atenuar as diferenças entre os subgrupos de nível de habilidade opostos. Este estudo rei-tera o valor pedagógico do recurso a modelos híbridos que ao comportarem diferentes va-lências da formação de crianças e jovens (motora, cognitiva e social) otimizam o processo de ensino e, concomitantemente, o sucesso na aprendizagem

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