Impacto da aptidão física na saúde e no desempenho acadêmico e cognitivo do adolescente: Revisão sistemática
Por Matheus Jacobs de Albuquerque (Autor), Adriano Pasqualotti (Autor).
Resumo
Entre os adolescentes, a atividade física também pode melhorar o desempenho acadêmico e os resultados cognitivos. A investigação sobre o impacto das intervenções de atividade física na escola no ensino acadêmico dos estudantes é limitada. Este estúdio realiza uma revisão sistemática do impacto da aptidão física e do desempenho na saúde dos adolescentes, bem como no desempenho acadêmico e cognitivo. Foi adotado o método PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). Os resultados indicam que o exercício aeróbico pode melhorar a memória e a atenção, o metabolismo do hipocampo e o desempenho acadêmico em adolescentes, juntamente com outros aspectos do bem-estar físico e mental. Além disso, enfatizamos a importância de introduzir programas escolares que fomentem a atividade física para prevenir o sedentarismo e melhorar a aprendizagem neste grupo de educação.