Impacto das Inovações de Marketing na Receita de Clubes de Futebol: o Caso do Corinthians
Por Sheila Farias Alves Garcia (Autor), Roberto Louzada (Autor), Lesley Carina do Lago Attadia Galli (Autor), Alison de Lima dos Santos Barbosa (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 4, n 1, 2015. Da página 48 a 61
Resumo
A utilização do marketing como um dos pilares da gestão esportiva é muito recente, mas já movimenta bilhões em todo o mundo e é apontada como peça-chave para o crescimento da indústria do futebol. Uma gama de novos produtos e serviços associados ao espetáculo esportivo vêm sendo oferecidos pelos clubes de futebol aos consumidores do esporte, gerando novas fontes de receita. O objetivo principal deste artigo foi explorar as novas fontes de receita em clubes de futebol, conhecidas como inovações de marketing. Para isso definiu-se o Sport Club Corinthians Paulista, no período de 2007 a 2012, como unidade de análise pelo método do estudo de caso. Realizou-se um estudo exploratório, por meio de entrevistas e da análise de documentos coletados durante a pesquisa exploratória, nos quais foram selecionadas informações relativas ao período de 2008 a 2012 e confrontadas com o Balanço do Clube no mesmo período (Relatórios de Sustentabilidade GRI). Os resultados mostram que o clube ampliou consideravelmente as receitas derivadas de sua marca, porém o impacto das inovações de marketing, no período analisado, ainda foi pequeno. O que sugere que há um caminho ainda a ser trilhado rumo ao objetivo de equiparar-se aos grandes times internacionais.
Referências
Aidar. (2000). Transformação no modelo de gestão no futebol brasileiro. Relatório de Pesquisa n. 16/2000. FGV/NPP.
Aidar, A.C.K.; Leoncini, M.P. ; Oliveira, J.J. de (orgs). (2002). A nova gestão do futebol. Rio de Janeiro, FGV-Editora, 2002. (2ª edição)
BDO. (2012). Valor das Marcas dos 17 clubes mais valiosos do Brasi. Dispnível em: . Acesso em: 20.01.2014.
BDO. (2013). Indústria do Esporte: Patrocínio direto no futebol brasileiro. Dispnível em: . Acesso em: 30.12.2013.
Escobar, M. N. 2002. Patrocínio esportivo e seus efeitos sobre o valor da marca: um estudo exploratório no Brasil. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FGV.
FullertoN, S.; Merz, G. R. 2008. The Four Domains of Sports Marketing: A Conceptual Framework. Sport Marketing Quarterly. Wrst Virginia University. v. 17, n. 2. p. 90-108.
Gómez, S. e Opazo, M. 2007. Caracteristicas estruturales de um club de futbol profesional de elite. IESE Business School. Documento de Investigación DI n.705. s.l.: Universidad de Navarra.
Kotler, P.; Keller, K. L. 2006. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Pitts, B. G. e Stotlar, D. K. 2002. Fundamentos de marketing esportivo. São Paulo: Phorte.
Pitts, B. G. e Stotlar, D. K. 2007. Fundamentals of sportmarketing (3rd ed.). Morgantown, WV: Fitness Information Technology.
Sbrighi, C. A. 2006. Como conseguir um patrocínio esportivo: um plano de sucesso no marketing esportivo. São Paulo: Phorte.
Soriano, F. 2010. A Bola Não Entre por Acaso: estratégias inovadoras de gestão inspiradas no mundo do futebol. São Paulo, Larousse.
SCCP. 2008. SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA. Relatório de Sustentabilidade, 2008. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 20.03.2014.
SCCP. 2009. SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA. Relatório de Sustentabilidade, 2008. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 20.03.2014.
SCCP. 2010. SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA. Relatório de Sustentabilidade, 2008. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 20.03.2014.
SCCP. 2011. SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA. Relatório de Sustentabilidade, 2008. Disponível em: Acesso em: Acesso em: 20.03.2014.