Resumo

O objetivo do estudo foi de verificar o impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desenvolvimento técnico-tático individual de jogadores de futsal das categorias sub-13 e sub-15. Participaram da investigação 34 jogadores de futsal de dois clubes de Santa Catarina, pertencentes a duas equipes na categoria sub-13 e duas equipes na categoria sub-15. Para analisar o impacto das metodologias empregadas pelos treinadores no desempenho técnico-tático dos jogadores analisou-se 24 sessões de treinamento de cada equipe em cada categoria, sendo 12 sessões no período preparatório e 12 sessões no período competitivo. Na avaliação do desempenho foi aplicado, em jogos no início e final da temporada esportiva, o instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual do futsal (SAAD, 2012). Para comparar o desempenho entre o início e o fim da temporada esportiva, foi utilizado o teste de t pareado, e para comparar o desempenho de diferentes equipes da mesma categoria, utilizou-se o teste t para amostras independentes. Os dados foram analisados estatisticamente no programa SPSS for Windows, versão 17.0, com nível de significância de 5%. Como resultados, ao analisar o volume de treinamento despendido pelas equipes, verificou-se que o “aprimoramento do gesto técnico”, as “estruturas funcionais” e o “jogo formal”, independente do período de treinamento, são as atividades mais utilizadas pelos treinadores das categorias sub-13 e sub-15. Quando avaliado o desempenho dos jogadores, tanto na categoria sub-13 como na sub-15, as variáveis adaptação, tomada de decisão e eficácia apresentaram diferenças significativas (p?0,05), demonstrando evolução técnico-tática de todos os jogadores das equipes investigadas. Conclui-se que as equipes que gastaram mais tempo em atividades técnico-táticas obtiveram as melhores evoluções do desempenho, tanto na categoria sub-13 quanto na categoria sub-15.

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