Impacto de Diferentes Estratégias de Ensino no Desenvolvimento do Conhecimento Declarativo de Iniciantes na Ginástica Artística
Por Ivana Montandon Soares Aleixo (Autor), Isabel Mesquita (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 38, n 4, 2016.
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de uma abordagem instrucional baseada em três modelos de ensino (instrução direta, ensino por pares e aprendizado cooperativo) no desenvolvimento do conhecimento declarativo dos atletas em Ginástica Artística. Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado a 53 participantes do sexo feminino divididas em um grupo experimental (28) e um grupo controle (25) com idades entre 9 e 12 anos. Os resultados mostraram que o grupo experimental aumentou significativamente no conhecimento declarativo, independentemente do nível de habilidade dos atletas, diferentemente do grupo controle que não apresentou evolução. Esses resultados reforçam a importância da combinação de diferentes modelos de ensino, a fim de melhorar a eficácia do processo de treinamento em Ginástica Artística