Resumo

Introdução

Dados relevantes de monitoramento mostram que as quedas se tornaram a principal causa de morte em adultos maiores de 65 anos, especialmente entre idosos que não têm hábitos de exercício. O declínio das funções fisiológicas causado pelo processo de envelhecimento pode ser retardado com treinos específicos e acredita-se que exercícios concentrados na musculatura do core podem beneficiar a capacidade de equilíbrio entre idosos.

Objetivo

Este artigo explora o impacto do treino muscular do core no desempenho do equilíbrio nos idosos.

Métodos

O artigo divide os voluntários idosos (n=24) em dois grupos de forma aleatória. O grupo experimental recebeu condicionamento físico específico do core enquanto o grupo controle não recebeu intervenção. Os indicadores de qualidade física dos dois grupos foram comparados e analisados estatisticamente após o experimento.

Resultados

Os indicadores de aptidão física (peso, resistência aeróbica, capacidade de equilíbrio estático) dos dois grupos diferenciaram-se (P<0,05).

Conclusão

O condicionamento físico do core pode melhorar a aptidão física funcional e a capacidade de equilíbrio estático dos idosos. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação de resultados.

Acessar