Resumo

Introdução

Atletas de judô precisam dominar as habilidades do esporte que exigem flexibilidade, agilidade, velocidade e resistência. Sabe-se que o treinamento de força pode melhorar as habilidades competitivas dos atletas e o condicionamento físico, porém não há consenso na literatura sobre os impactos do fortalecimento do core na aptidão física dos jovens praticantes de judô.

Objetivo

Analisar quais são as influências que o fortalecimento do core pode provocar sobre a aptidão física nos jovens praticantes de judô.

Métodos

18 jovens atletas foram divididos aleatoriamente em grupo de treino controle, com as atividades rotineira e um grupo de treino experimental, no qual foi inserido também um protocolo de fortalecimento do core. O artigo utiliza estatísticas matemáticas para analisar a relação entre o condicionamento físico dos atletas de judô e as características estruturais de suas formações técnicas.

Resultados

Não foram identificadas diferenças significativas entre os dois grupos quanto ao tempo de ativação muscular ou as alterações de amplitude no eletrocardiograma (P>0,05). Houve diferença significativa nos resultados dos dois grupos no teste de suspensão estática (P>0,05). O nível de resistência do antebraço no grupo dos judocas de elite foi superior ao do grupo de judô comum(P>0,05). Não há interação óbvia entre os dados de força no antebraço (P>0,05)

Conclusão

Verificou-se que o fortalecimento do core pode ajudar a melhorar o condicionamento físico de jovens atletas de judô. Recomenda-se maior atenção aos jovens atletas de judô inserindo o fortalecimento de core em seus treinos regulares. Nível de evidência II; Estudos Terapêuticos - Investigação de Resultados.

Acessar