Impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na Aprendizagem das Habilidades Técnicas do Atletismo
Por José Pereira (Autor), Ramiro Rolim (Autor), Rui Araújo (Autor), Cláudio Farias (Autor), Isabel Mesquita (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na aprendizagem de habilidades técnico-motoras do Atletismo, considerando o género e o nível de desempenho motor dos alunos. Participaram deste estudo 47 alunos (25 rapazes e 22 raparigas do 6.º ano), distribuídos por duas turmas. Uma turma participou de uma unidade do Modelo de Educação Desportiva e a outra de uma unidade do Modelo de Instrução Direta, ambas com 20 aulas dedicadas ao ensino do lançamento do peso, triplo salto e corrida com barreiras. A avaliação da aprendizagem das habilidades técnico-motoras foi obtida através de testes motores. Na análise dos ganhos na aprendizagem, foram aplicados os testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon. Verificaram-se melhorias significativas ao nível da aprendizagem das habilidades técnico-motoras, tanto no Modelo de Educação Desportiva como no Modelo de Instrução Direta. Não obstante, enquanto no Modelo de Educação Desportiva todos os alunos, independentemente do gênero e nível de desempenho, evoluíram significativamente em todos os eventos, no Modelo de Instrução Direta as evidências de melhorias significativas limitaram-se aos rapazes e alunos com nível de desempenho mais elevado.