Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar o impacto do Modelo de Educação Desportiva e do Modelo de Instrução Direta na aprendizagem de habilidades técnico-motoras do Atletismo, considerando o género e o nível de desempenho motor dos alunos. Participaram deste estudo 47 alunos (25 rapazes e 22 raparigas do 6.º ano), distribuídos por duas turmas. Uma turma participou de uma unidade do Modelo de Educação Desportiva e a outra de uma unidade do Modelo de Instrução Direta, ambas com 20 aulas dedicadas ao ensino do lançamento do peso, triplo salto e corrida com barreiras. A avaliação da aprendizagem das habilidades técnico-motoras foi obtida através de testes motores. Na análise dos ganhos na aprendizagem, foram aplicados os testes de Mann-Whitney e de Wilcoxon. Verificaram-se melhorias significativas ao nível da aprendizagem das habilidades técnico-motoras, tanto no Modelo de Educação Desportiva como no Modelo de Instrução Direta. Não obstante, enquanto no Modelo de Educação Desportiva todos os alunos, independentemente do gênero e nível de desempenho, evoluíram significativamente em todos os eventos, no Modelo de Instrução Direta as evidências de melhorias significativas limitaram-se aos rapazes e alunos com nível de desempenho mais elevado.

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