Impacto da Organização do Ambiente de Aulas de Educação Física no Desempenho Motor de Uma Pessoa Portadora de Paralisia Cerebral
Por Gilmar de Carvalho Cruz (Autor), Juliana Aparecida Rodrigues (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 23, n 3, 2002.
Resumo
O objetivo deste estudo foi verificar o impacto da organização do ambiente no desempenho de um escolar, portador de paralisia cerebral, na realização de uma tarefa motora
relacionada ao padrão de movimento andar. Para tanto se realizou um estudo de caso quase-experimental que teve como fonte para coleta de dados sessões de educação
física da Escola de Educação Especial Cristo Rei – Apae de Colorado-PR. O sujeito do estudo – 14 anos de idade e aluno regular da referida instituição, apresentando deficiência
mental e paralisia cerebral com hemiplegia espástica no lado direito do corpo – foi submetido à tarefa andar sobre obstáculos em duas situações distintas (A e B). O teste “t”
de Student apontou diferença estatisticamente significativa – nível de 1% de probabilidade – entre os tempos necessários à execução da tarefa. Os resultados encontrados indicam
que o modo como se organizou o ambiente para realização da tarefa produziu impacto objetivo no desempenho do aluno. Portanto, a organização do ambiente de aulas de educação física sugere ser de grande relevância à obtenção de êxito em nossos