Resumo

O esporte, em suas diversas manifestações, sempre esteve conectado ao meio ambiente. Embora sempre associados, essa parceria trouxe para o esporte, o desenvolvimento e o status de ser considerado um dos maiores fenômenos da nossa era e, para o meio ambiente, o comprometimento de seus recursos e a ameaça de extinção da fauna e flora dos locais onde acontecem essas práticas. Megaeventos, consumo de energia, poluição do ar, do solo e da água, todos esses fatores podem ser associados à presença do esporte no meio natural. A necessidade de se construir uma nova forma de oferecer, administrar e organizar o esporte em contato com a natureza, seja de rendimento, educação ou lazer, demonstra ser de vital importância para a manutenção e a sobrevivência das modalidades esportivas de aventura. O presente estudo teve por objetivo verificar a percepção, os hábitos e ações de respeito e preservação do ecossistema de montanha pelos praticantes do montanhismo, em relação aos impactos causados ao meio ambiente. Para esse fim, foi desenvolvida uma ferramenta (questionário), para a avaliação dessa percepção e das condutas adotadas pelos esportistas que utilizam o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, como seu local de prática. O modelo de estudo foi caracterizado como uma pesquisa descritiva. A amostra formada por esportistas que ingressavam ou se retiravam do Pórtico Bonfim (Petrópolis), do PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos) com uma faixa etária entre 16 a 63 anos, apresentaram uma idade média e o desvio padrão de M = 26,0 ± 9,8 anos. Foram preenchidos 84 questionários, 60 homens e 24 mulheres, que geraram 13.524 informações sobre os dados pessoais, o planejamento das atividades, a responsabilidade e a segurança das ações e os cuidados com os locais de prática dos respondentes. O universo amostral foi dividido em 4 grupos distintos, (G1, G2, G3 e G4), de acordo com a modalidade esportiva e a freqüência de prática. Para a análise dos dados foram utilizados a estatística descritiva e o teste ―t‖ independente para verificar a diferença entre dois grupos, adotando um p

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