Resumo

Este artigo possui como temática a construção da prática pedagógica dos professores de Educação Física de escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A motivação para o delineamento do problema de investigação foi a intensificação das políticas neoliberais implementadas pela gestão municipal 2017-2020. O objetivo foi compreender como os professores de Educação Física constroem suas práticas pedagógicas em tempos de avanços de políticas neoliberais. Para tanto partiu-se da contextualização do problema na qual foi apresentado o cenário político em que o estudo foi realizado. As decisões teórico metodológicas foram embasadas nos conceitos da pesquisa qualitativa do tipo etnográfico. Foram utilizados a entrevista semiestruturada, o questionário, a observação participante, a análise documental e o diário de campo como instrumentos de coleta de informações. Na discussão apresenta-se a interpretação de como as políticas neoliberais influenciam a construção da prática pedagógica dos professores de educação física. Com esse estudo, foi possível compreender que a prática pedagógica é construída a partir do diálogo com as diversas culturas escolares e que o neoliberalismo desconstitui essas relações, dificultando as possibilidades do trabalho coletivo, intensificando o trabalho e impactando a saúde docente.

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