Resumo

É inegável que o esporte adquiriu grande importância econômica nas últimas décadas e muitas ações de  marketing foram e são realizadas para atingir o seu público-alvo. Ao mesmo tempo, os eventos esporti- vos são capazes de aumentar o fluxo de turistas para determinada região ou cidade, além de colaborar  com suas impressões em relação a um lugar. Sabe-se também, que um destino turístico se vale muito da  imagem que as pessoas formam sobre ele. Quanto melhor for essa imagem, maiores as chances de um  turista  voltar  ou  indicar  o  destino  para  outra  pessoa.  A  imagem  é  compreendida  por  dois  domínios:  representação visual e domínio subjetivo. Representação visual são fotografias, desenhos, pinturas, gra- vuras e objetos. Domínio subjetivo são imagens da mente humana, impressões, crenças, fantasias, con- figurações mentais sobre alguma coisa. O objetivo deste estudo é verificar a imagem da cidade de São  Paulo bem como do Autódromo de Interlagos entre os frequentadores do Grande Prêmio do Brasil de  Fórmula 1 e como o circuito colabora com a imagem da metrópole entre os fãs de automobilismo. Este  artigo considera o domínio subjetivo e se aplica à cidade de São Paulo e à etapa do Brasil da Fórmula  1, realizada na capital paulista. Foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, du- rante a realização da etapa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em 2018. Para que o objetivo fosse  atingido, foi feito um roteiro de entrevistas que abordou a temática da gestão da imagem, composto pelo  Método de Configuração de Imagem (MCI), utilizado para que surgissem os atributos da cidade de São  Paulo e da relação entre a Fórmula 1 e a capital paulista. Com base no histórico do evento, foram levan- tadas duas hipóteses: a primeira, de que a Fórmula 1 colabora com a imagem da cidade de São Paulo  entre os fãs da categoria e, a segunda, que o Autódromo de Interlagos contribui com a imagem da relação  entre  a  Fórmula  1  e  a  cidade  de  São  Paulo.  Foram  entrevistados  ao  todo,  106  fãs  desta  categoria  de  automobilismo que compareceram à sessão de treinos livres no Autódromo de Interlagos, na sexta-feira  que  antecedeu  a  corrida.  A  partir  dos  resultados  foi  possível corroborar  ou refutar  as  hipóteses.  Com  base no desenvolvimento que a Indústria do Esporte e do turismo adquirem no Brasil, espera-se que o  instrumento utilizado auxilie na gestão da imagem de destinos turísticos e de produtos esportivos tais  como praças, a fim de que os eventos esportivos potencializem, de maneira positiva, a gestão da imagem  de um destino turístico.

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