Impactos do Grande Prêmio de Fórmula 1 e do Autódromo de Interlagos na Imagem da Cidade de São Paulo
Por Virgílio Franceschi Neto (Autor), Matheus Oliveira Santos (Autor).
Em Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE v. 5, n 1, 2020.
Resumo
É inegável que o esporte adquiriu grande importância econômica nas últimas décadas e muitas ações de marketing foram e são realizadas para atingir o seu público-alvo. Ao mesmo tempo, os eventos esporti- vos são capazes de aumentar o fluxo de turistas para determinada região ou cidade, além de colaborar com suas impressões em relação a um lugar. Sabe-se também, que um destino turístico se vale muito da imagem que as pessoas formam sobre ele. Quanto melhor for essa imagem, maiores as chances de um turista voltar ou indicar o destino para outra pessoa. A imagem é compreendida por dois domínios: representação visual e domínio subjetivo. Representação visual são fotografias, desenhos, pinturas, gra- vuras e objetos. Domínio subjetivo são imagens da mente humana, impressões, crenças, fantasias, con- figurações mentais sobre alguma coisa. O objetivo deste estudo é verificar a imagem da cidade de São Paulo bem como do Autódromo de Interlagos entre os frequentadores do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 e como o circuito colabora com a imagem da metrópole entre os fãs de automobilismo. Este artigo considera o domínio subjetivo e se aplica à cidade de São Paulo e à etapa do Brasil da Fórmula 1, realizada na capital paulista. Foi feita uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, du- rante a realização da etapa do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 em 2018. Para que o objetivo fosse atingido, foi feito um roteiro de entrevistas que abordou a temática da gestão da imagem, composto pelo Método de Configuração de Imagem (MCI), utilizado para que surgissem os atributos da cidade de São Paulo e da relação entre a Fórmula 1 e a capital paulista. Com base no histórico do evento, foram levan- tadas duas hipóteses: a primeira, de que a Fórmula 1 colabora com a imagem da cidade de São Paulo entre os fãs da categoria e, a segunda, que o Autódromo de Interlagos contribui com a imagem da relação entre a Fórmula 1 e a cidade de São Paulo. Foram entrevistados ao todo, 106 fãs desta categoria de automobilismo que compareceram à sessão de treinos livres no Autódromo de Interlagos, na sexta-feira que antecedeu a corrida. A partir dos resultados foi possível corroborar ou refutar as hipóteses. Com base no desenvolvimento que a Indústria do Esporte e do turismo adquirem no Brasil, espera-se que o instrumento utilizado auxilie na gestão da imagem de destinos turísticos e de produtos esportivos tais como praças, a fim de que os eventos esportivos potencializem, de maneira positiva, a gestão da imagem de um destino turístico.