Impactos do projeto Sesc ativo para pessoas com deficiências na vida dos alunos e de seus familiares: um relato de experiência
Por Maria Renata Lima Lacerda (Autor), Ana Paula da Silva Sousa (Autor), Maria Amaralice Barros dos Santos (Autor).
Resumo
O presente estudo propõe-se a relatar os impactos da participação sistemática dos alunos do Projeto Sesc Ativo que acontece na Unidade Sesc - Serviço Social do Comércio - em Fortaleza no Ceará, sobre a vida dos alunos e dos seus familiares. O projeto Sesc Ativo PCD (Pessoas com Deficiência) acontece de forma gratuita e possibilita a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, incentivando a prática consciente e permanente de atividades físicas de forma espontânea e prazerosa, proporcionado a inserção de PCDs no meio esportivo social. O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados por instituições governamentais e privadas. (Vianna e Lovisolo, 2011.) O projeto Sesc Ativo PCD atende a população com deficiência e de baixa, a partir de três anos de idade sem limitação máxima de idade, sendo trabalhadores do comércio e seus dependentes, alunos ou ingressos da rede pública de ensino e/ou que possuem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Descrição da implementação: O referido relato foi estruturado através da coleta de dados encaminhadas por notas de campo e entrevistas em profundidade, onde o público alvo: alunos e familiares, relataram os impactos da vivência no projeto Sesc Ativo PCD. Ao todo foram entrevistados 150 indivíduos entre alunos e famílias.