Impactos do tempo de tela no desenvolvimento motor infantil: Uma revisão integrativa
Por Maria Valeska de Sousa Soares (Autor), João Marcos Ferreira de Lima Silva (Autor).
Resumo
A tecnologia é uma ferramenta de necessidade atual, presente no dia a dia das pessoas. As crianças modernas crescem familiarizadas com o uso dessas ferramentas digitais, sendo expostas de forma exacerbada precocemente. Esse cenário é responsável pelo prejuízo na aquisição das habilidades motoras fundamentais e por promover problemas de saúde causados pelo sedentarismo. Portando, o objetivo desse estudo foi analisar e discutir sobre as evidencias dos impactos do tempo de tela no desenvolvimento motor de crianças. Essa pesquisa se caracteriza como sendo uma revisão de literatura integrativa. As bases de dados utilizadas foram Google acadêmico (281), Pubmed (39), Scielo (3) e Lilacs (7). Foi utilizado termos e palavras-chave como "desenvolvimento motor" "tempo de tela" "ferramentas digitais" "crianças" “Screen Time”” e “Motor Skills” e combinações desses termos, usando operadores booleanos (AND, OR) para refinar os resultados. Os estudos incluídos na revisão atenderam aos seguintes critérios: publicados entre 2019 e 2024; estudos com amostras de crianças em idade pré-escolar e escolar (de 0 a 12 anos) e artigos disponíveis na língua portuguesa e estrangeira. Os artigos selecionados na triagem inicial foram analisados na íntegra. Oito artigos foram escolhidos para inclusão na revisão de literatura. O estudo demonstrou que o uso demasiado de tecnologia digitais na infância pode prejudicar o desenvolvimento motor de crianças. Além disso, é fundamental aumentar a conscientização sobre os impactos do uso excessivo de telas nas habilidades motoras das crianças, reforçando a importância do brincar ativo como um componente importante para um desenvolvimento saudável.