Resumo

Introdução

A manutenção do equilíbrio corporal é pré-requisito básico para uma boa prática no tênis. Portanto, as exigências dos movimentos técnicos para jogabilidade competitiva são alcançadas somente depois que os jogadores têm um aprimoramento do equilíbrio.

Objetivo

Analisar os impactos do treinamento de equilíbrio sobre o desempenho dos jogadores de tênis.

Métodos

24 estudantes universitários de tênis masculinos de 18 a 21 anos foram selecionados e divididos em grupo experimental e grupo de controle. A intervenção deu-se por protocolo específico de treino de equilíbrio durante oito semanas e os dados foram coletados previamente e posteriormente à intervenção do grupo experimental.

Resultados

O tempo de teste com os olhos fechados em apoio unipodal, teste de Romberg, olhos fechados em pé e andar de pé no grupo experimental foi de 37.340 ± 14.382s, 67.250 ± 30.275s, 21.070 ± 7.887s e 4.510 ± 0.540s respectivamente, apresentando superioridade estatística frente ao grupo controle.

Conclusão

Após oito semanas de intervenção de exercício de treinamento de equilíbrio, em comparação com os sujeitos sem intervenção de exercício de treinamento instável, a capacidade de equilíbrio estático e a capacidade de equilíbrio dinâmico dos sujeitos após 8 semanas de treinamento foram significativamente aprimoradas. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Acessar