Impactos nos desempenhos procedimentais de habilidades específicas da natação em alunos do curso de educação física.
Por Renan Rezende Rangel (Autor).
Em 46º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Intervenções com universitários são caracterizadas pelo conjunto de informações declarativas e procedimentais. As primeiras são tipicamente medidas através de provas descritivas, entretanto as procedimentais, envolvem o domínio da prática em especial a execução da sequência das ações, a interação entre os componentes e a aplicação ótima da força em momentos específicos (TANI e CORRÊA, 2016). Desta forma, programas de ensino que também se concentrem no segundo tipo de análise podem ajudar na reflexão sobre a formulação de dados normativos, bem como, a análise do impacto das intervenções em habilidades específicas durante o período de prática destes futuros profissionais. Objetivos: Investigar os desempenhos de habilidades específicas da natação em universitários; Analisar os efeitos das intervenções; Comparar os desempenhos entre os sexos; Criar tabelas de desempenhos normativos para ambos os sexos. Metodologia: Participaram do estudo 30 voluntários, sendo 22 homens e 8 mulheres todos do primeiro semestre do curso de Educação Física. A bateria foi composta por seis testes que foram: 25m de perna, no qual os voluntários com o apoio de uma prancha faziam uso apenas da propulsão na pernada do crawl para completar a distância; Apnéia estática, em dupla um voluntário realizava a apnéia de superfície com imersão da face, enquanto o outro voluntário mediava a consciência do que realizava a tarefa; 25m de braço, neste teste os voluntários tinham uma polibóia entre as coxas e não podiam realizar nenhum tipo de propulsão com os membros inferiores, deslocando-se apenas com as braçadas do nado crawl; Apnéia dinâmica, foi constituída de deslocamento submerso também em dupla, por distância máxima, de modo que um dos voluntários escoltava o colega em imersão garantindo a segurança do executante; 25m nado crawl e 12’ com opções de deslocamento livre, no entanto em plano horizontal, na ocorrência de paradas, não poderiam haver deslocamentos até o reinício do nado. Estatística: Para a análise dos dados entre os momentos foi utilizado o teste t de Student para medidas repetidas. Para os desempenhos entre os sexos fez-se uso do teste de Mann-Whitney. Finalmente, na análise de correlação entre as variáveis investigadas optou-se pelo teste de Pearson.