Resumo

Intervenções com universitários são caracterizadas pelo conjunto de informações declarativas e procedimentais. As primeiras são tipicamente medidas através de provas descritivas, entretanto as procedimentais, envolvem o domínio da prática em especial a execução da sequência das ações, a interação entre os componentes e a aplicação ótima da força em momentos específicos (TANI e CORRÊA, 2016).  Desta forma, programas de ensino que também se concentrem no segundo tipo de análise podem ajudar na reflexão sobre a formulação de dados normativos, bem como, a análise do impacto das intervenções em habilidades específicas durante o período de prática destes futuros profissionais. Objetivos: Investigar os desempenhos de habilidades específicas da natação em universitários; Analisar os efeitos das intervenções; Comparar os desempenhos entre os sexos; Criar tabelas de desempenhos normativos para ambos os sexos. Metodologia: Participaram do estudo 30 voluntários, sendo 22 homens e 8 mulheres todos do primeiro semestre do curso de Educação Física. A bateria foi composta por seis testes que foram: 25m de perna, no qual os voluntários com o apoio de uma prancha faziam uso apenas da propulsão na pernada do crawl para completar a distância; Apnéia estática, em dupla um voluntário realizava a apnéia de superfície com imersão da face, enquanto o outro voluntário mediava a consciência do que realizava a tarefa; 25m de braço, neste teste os voluntários tinham uma polibóia entre as coxas e não podiam realizar nenhum tipo de propulsão com os membros inferiores, deslocando-se apenas com as braçadas do nado crawl; Apnéia dinâmica, foi constituída de deslocamento submerso também em dupla, por distância máxima, de modo que um dos voluntários escoltava o colega em imersão garantindo a segurança do executante; 25m  nado crawl e 12’ com opções de deslocamento livre, no entanto  em plano horizontal, na ocorrência de paradas, não poderiam haver deslocamentos até o reinício do nado. Estatística: Para a análise dos dados entre os momentos foi utilizado o teste t de Student para medidas repetidas. Para os desempenhos entre os sexos fez-se uso do teste de Mann-Whitney. Finalmente, na análise de correlação entre as variáveis investigadas optou-se pelo teste de Pearson.