Imperativos da produção acadêmica sobre gestão e gestores/as de academia através de uma perspectiva sociológica
Por Mauro Myskiw (Autor), Denise Fick Alves (Autor), Sênior Felipe Mayer Ferraz (Autor), Leonardo Silva de Lima (Autor).
Em Podium Sport, Leisure And Tourism Review v. 14, n 2, 2025.
Resumo
Investigar a constituição de uma agenda acadêmica como guia teórico-prático na qual são/estão sistematizados imperativos e gramáticas que fazem com que trabalhos/publicações distintos/as consigam se encontrar em lugares comuns, buscando produzir efeitos sobre os/as gestores/as e a gestão da área de negócios de academias.
Metodologia/abordagem: Foi realizada uma investigação qualitativa, com a implementação de uma abordagem da sociologia pragmática, tomando os 25 trabalhos selecionados como guias teórico-práticos, nos quais buscamos identificar imperativos que agenciam as produções e gramáticas de ação.
Originalidade/relevância: O estudo se mostra original pela sua abordagem teórico-metodológica e pela contribuição aos debates existentes a respeito da formação profissional para a gestão de academias, mostrando os trabalhos em ação, para além de estruturas categoriais.
Principais resultados: Foram identificados 3 imperativos que agenciam a agenda de produção de conhecimentos e 4 fontes de coordenação das gramáticas de ação como condições a serem satisfeitas para produzir os efeitos de coletivização.
Contribuições teórico-metodológicas: O trabalho contribui ao mostrar como os trabalhos, com suas diferenças, conseguem se encontrar em pontos comuns e, a respeito destes, apontam condições necessárias a serem atendidas.