Implantação do Laboratório de Anaeróbios
Por H. N. Frizzo (Autor), D. F. Bellini (Autor), D. E. Tamaki (Autor).
Em Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar v. 7, n 1, 2003. Da página 88 a -
Resumo
Os microrganismos anaeróbios obrigatórios constituem o grupo numericamente mais significativo da microbiota autóctone do homem (FINEGOLD,1977; ISENBERG & D’AMATO, 1995) e cumprem um importante papel em muitas infecções monomicrobianas e mistas. Nesse sentido, SLOTS & GENCO (1984) e CLARK & LÖE (1993) relataram que as periodonpatias nos humanos e em outros mamíferos estão, predominantemente, associadas a microrganismos anaeróbios gram-negativos. Através do isolamento e identificação desses microrganismos poderá ser realizado um antibiograma que facilitará o tratamento dessas infecções e beneficiará o paciente, uma vez que, será prescrito o medicamento que melhor atuará sobre os microrganismos em questão, poupando tempo e dinheiro e a recuperação será mais rápida. O laboratório poderia atender, ainda, todas as áreas da saúde, como Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Odontologia e Veterinária, visto que esses microrganismos estão presentes em infecções hospitalares, humanos e animais irracionais, sendo um dos agentes etiológicos de infecções por mordedura de animais. Já foram verificados os materiais que a UNIPAR já possui e aqueles que deverão ser adquiridos e a partir destes últimos, foi realizado um orçamento. Desta forma, os acadêmicos inscritos no projeto podem observar que a instituição investe na infra-estrutura e que os projetos requerem tempo e verba. Tendo em vista todos esses aspectos, o presente projeto tem como objetivo implantar um laboratório que isole bactérias anaeróbias da cavidade bucal, principalmente, e de outros sítios do corpo humano, visto que no Paraná ainda não há um laboratório para o isolamento e identificação desses microrganismos. Além dos fatores mencionados acima, o laboratório visa criar possibilidades para o desenvolvimento de pesquisas, inter-relacionar as diversas disciplinas e auxiliar no aprendizado do acadêmico.