Implementação de Histórias Motoras na Educação Infantil Para Crianças com e Sem Deficiência
Por Teresa Gómez Domínguez (Autor), Concepción Ros Ros (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes, n 252, 2019. Da página 42 a 64
Resumo
Este artigo propõe uma experiência educacional inovadora que consiste na implementação de histórias motoras com apoio visual em uma sala de aula de Pré-Escolar. O quadro das histórias é baseado nos interesses das crianças, sendo importante uma observação e conhecimento prévio, organizando o espaço e o material necessário. A narração é acompanhada por exibição projetada no quadro digital e as crianças assim que visualizem executam as medidas pedidas nas imagens. Sendo assim, um questionário é preparado para avaliar tanto as diferentes áreas de desenvolvimento (pessoal-social, adaptável, comunicativo, cognitivas e motoras) quanto a implementação das sessões concluindo que a história motora é um divertimento, flexível, e há recurso com possibilidade de adaptação às necessidades dos alunos; estreita laços relacionais; ele oferece aprendizagem experiencial e incentiva a autonomia; desperta o interesse de crianças com e sem deficiência, bem como o fato que o uso do suporte visual ajuda-as a visualizar e compreender a narrativa e a ação a ser tomada.