Resumo

A educação possui diversas ferramentas para o seu fim que é o compartilhamento de informação/conhecimento, nesse processo, a utilização de recursos pedagógicos durante as aulas é de suma importância para o máximo aproveitamento das atividades no ambiente escolar, e na Educação Física não é diferente. Nessa proposta de pesquisa, além de um apanhado na literatura sobre a utilização de materiais alternativos nas aulas e a importância dessas inciativas, também estivemos apresentando aos alunos de uma escola pública da rede municipal de ensino na cidade de Manaus, Amazonas, a heteropsis flexuosa, mais popularmente como cipó titica, endêmica da região amazônica, essa raiz é muito utilizada em confecção de móveis e artesanato em geral por povos nativos da região. O trabalho de intervenção buscou implementar recursos pedagógicos alternativos para as aulas de educação física com esta matéria-prima, permeando temas em educação ambiental, sustentabilidade e economia criativa. Durante a execução do projeto, que foi contemplado através de edital da agência de fomento à pesquisa estadual (FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), os discentes do 5º ano trabalharam com temas como: fibras naturais de origem vegetal, bioma, fauna, flora, água, poluição, reciclagem, sustentabilidade, entre outros temas afins. Ao fim das aulas expositivas, os mesmos tiveram contato com o cipó titica para manuseio e confecção de implementos que foram posteriormente utilizados e expostos na escola para o restante da comunidade escolar. A iniciativa transbordou as suas propostas iniciais e ainda proporcionou inspiração para ações paralelas que corroboraram com o sucesso do projeto. Durante o período de execução, esses mesmos alunos ainda tiveram oficinas de reciclagem de papel e uma história em quadrinhos foi criada, versando sobre meio ambiente.

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