Resumo

O Sport Education é um modelo de ensino que visa formar alunos entusiastas, literatos e competentes, por meio de um ensino em que os alunos tenham experiências esportivas autênticas. O objetivo desta pesquisa foi implementar o Modelo de Ensino Sport Education (SE) no Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Tratou-se de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica, de natureza aplicada e qualitativa, realizada em uma turma do quarto ano do Ensino Fundamental, composta por dezessete (17) alunos, em uma escola da Rede Pública Municipal da cidade de Paiçandu-PR. A implementação com o Sport Education foi organizada com “temporada” de vinte (20) aulas de cento e vinte (120) minutos, cujo objeto de conhecimento foi o Esporte de Marca - Atletismo, especificamente as provas: salto em altura, lançamento de dardo e corrida de resistência. Para a avaliação da intervenção pedagógica foram realizados: a) diários de campo das aulas ministradas; b) aplicação de questionário com alunos participantes; c) produções textuais por parte dos alunos; e d) entrevista com equipe pedagógica da escola e professora regente de turma. Os resultados foram interpretados e analisados, a partir de princípios da análise de conteúdo, por meio de codificação apriorística, em que foram identificadas as características do modelo de ensino e de modo não apriorístico, em que emergiram as seguintes temáticas: práxis pedagógica com o SE e motivação dos participantes. Na implementação do SE as suas principais características foram alcançadas, demonstrando-se viável nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Verificou-se melhorias no desenvolvimento da autonomia dos alunos e na percepção concreta de sua aprendizagem, bem como a valorização da competição de forma educativa, maior visibilidade da disciplina de Educação Física e a possibilidade de interdisciplinaridade; ao passo que foram identificadas dificuldades relacionadas ao papel do professor nas aulas, o suporte aos alunos treinadores, a necessidade de materiais adequados para as aulas e a incidência de eventos extracurriculares. Os relatos dos alunos demonstraram elevado nível motivacional com relação às aulas com o SE, sobretudo, no que se refere à satisfação das Necessidades Psicológicas Básicas (NPBs) e à motivação intrínseca. Essa investigação apresentou os resultados da intervenção pedagógica subsidiada no SE no que diz respeito à melhoria no processo de ensino e de aprendizagem, autonomia e motivação dos alunos, bem como a potencialidade da adoção do SE como um modelo de ensino a ser utilizado nas aulas de Educação Física, contribuindo significativamente para a comunidade científica relacionada à Educação Física Escolar brasileira, tendo em vista que não foram encontrados estudos com esse ciclo de ensino no Brasil. Palavras-Chave: Educação Física; Esporte; Sport Education.

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