Implementação de Gestão Profissional na CBJ: Um Estudo de Caso
Por Leandro Carlos Mazzei (Autor), Douglas Eduardo de Brito Vieira (Autor), Antenor Magno da Silva Neto (Autor), Flávia da Cunha Bastos (Autor).
Em 1º Congresso Internacional Sobre Gestão do Esporte e 4º Congresso Brasileiro Sobre Gestão do Esporte
Resumo
"O judô retorna do Mundial de Paris com seis medalhas, sendo cinco nas disputas individuais e segundo lugar por equipes. É o melhor resultado da história da modalidade, que investe R$ 5 milhões na preparação da equipe nesse último ano do ciclo olímpico, informam seus dirigentes. Finalmente, assim como o vôlei, presente na maioria das finais internacionais, o judô demonstra estar no caminho da gestão profissional do esporte" (CRUZ, 2011). No início dos anos 1990, a Confederação Brasileira de Judô foi condenada por irregularidades que impediram que a instituição tivesse direito ao repasse de verbas federais (FOLHA DE SÃO PAULO, 2001). Após o clássico período denominado "Era Mamede", a uma nova gestão da CBJ teve o grande desafio de, segundo vários judocas Olímpicos, "colocar a CBJ em ordem". O objetivo deste trabalho foi identificar as principais medidas da CBJ, realizadas entre 2001 e 2010, no sentido da profissionalização da gestão da entidade. Foi realizada pesquisa explicativa, quanto aos fins e quanto aos meios, se caracterizando como estudo de caso e pesquisa bibliográfica, segundo os conceitos de Vergara (2010) e Almeida (2011). As fontes utilizadas foram secundárias, oriundas de reportagens e conteúdos disponíveis em sites especializados sobre o judô no Brasil, além do levantamento de notícias e análise do site oficial da CBJ. Os resultados obtidos quanto as principais mudanças na gestão da CBJ foram analisados sob dois aspectos, segundo Pires (2003, 2005): ações no planejamento operacional (não-esportivos) e ações no planejamento tático (esportivos). No âmbito operacional, as principais ações identificadas foram: a articulação do vértice estratégico, que possibilitou o retorno de repasse de verbas oriundas do poder público-federal, a disseminação do judô para diferentes regiões do país e a profissionalização de departamentos presentes na estrutura organizacional, como o setor de marketing e eventos, que resultou nos atuais nove contratos de patrocínio da entidade. No âmbito esportivo as ações verificadas foram: a implantação de planejamento visando os ciclos Olímpicos, a estruturação de equipes técnicas multidisciplinares, o investimento em equipes permanentes de alto rendimento, com trabalho diferenciado para equipes masculinas e femininas, que contemplam as classes adulta, sub-20 e sub-17. Conclui-se que as ações de potencialização de alguns departamentos e a profissionalização e o planejamento em longo prazo dos mesmos possibilitaram a melhora da gestão da CBJ, principalmente no que se refere à captação de recursos e consequente investimento no judô de alto rendimento, que se reflete nos resultados técnicos obtidos.