Resumo

Passados os primeiros anos em que se visualizaram o confronto e o debate entre as diferentes propostas curriculares da Educação Física, os governos em âmbito federal, estadual e municipal lançam as propostas pedagógicas para suas redes de ensino. No entanto, mesmo sendo observadas as sucessivas alterações na maneira de se entender como devem ser realizadas as aulas de Educação Física Escolar, há indícios que as mudanças que ocorrem na prática pedagógica dos professores, via de regra, não alcançam a profundidade e a magnitude desejada pelos proponentes das diretrizes pedagógicas oficiais. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi identificar e compreender, na perspectiva do professor de Educação Física, diretor e coordenador pedagógico os fatores que dificultam e facilitam a implementação da proposta curricular de Educação Física do município de São Paulo. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo. Foi realizado na zona leste da cidade de São Paulo, especificamente em uma escola da rede municipal abrangida pela Diretoria Regional de Educação – Penha. A pesquisa foi realizada em três etapas: pré-configuração do universo da pesquisa, inserção no campo de pesquisa e re-configuração do universo da pesquisa. Os principais fatores dificultadores encontrados foram: descontentamento profissional, jornada de trabalho extensa, baixa remuneração, formação profissional insuficiente e falta de organização da rede municipal. Todos os fatores dificultadores encontrados, na maioria das vezes, se relacionam às dimensões Institucional/Organizacional e Sociopolítica/Cultural. Os principais fatores facilitadores encontrados foram: empenho dos professores, alterações na LDB, organização da rede municipal, permanência na escola e hora de estudo. Todos os fatores facilitadores encontrados se relacionam com as dimensões Institucional/Organizacional, Instrucional/Pedagógica e Sociopolítica/Cultural. A efetiva implementação dessa proposta curricular depende de todos os atores que fazem parte do cotidiano escolar que, por sua vez, deve ser compreendido considerando-se sua complexidade, pois são diversos os fatores se interrelacionam exercendo influência sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física e, por consequência, na implementação da proposta curricular de Educação Física do município de São Paulo.

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