Implementando o programa de estilo de vida ativo para estudantes: o “Fortaleça Sua Saúde”
Por Valter Cordeiro Barbosa Filho (Autor), Magna Leilane da Silva (Autor), Jair Gomes Linard (Autor), Iraneide Etelvina Lopes (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar a implementação de um programa de intervenção para promoção de estilo de vida ativo e saudável em estudantes. Este foi um estudo de avaliação realizado durante a intervenção, que incluiu a comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores e pais), por meio de entrevista ou observação externa. A matriz de avaliação foi construída e validada com 32 medidas em oito indicadores: formação docente, modificação nas aulas de Educação Física, modificação nas aulas regulares, distribuição de panfletos, distribuição de material, ginástica na escola, visibilidade do programa e conhecimento e distribuição de material. Foi utilizada análise descritiva (quantitativa) ou de conteúdo (qualitativa). As questões de saúde em sala de aula foram abordadas por 94% dos professores durante a intervenção. Metade dos alunos relatou que participou de pelo menos uma aula de ginástica e utilizou os jogos durante a intervenção, mas foram relatadas dificuldades no armazenamento dos equipamentos esportivos e na organização dos locais. O conhecimento sobre o programa foi frequente entre professores, gestores e alunos, mas não entre pais. Conclui-se que a maior parte das ações do programa teve uma implementação conforme planejado, porém, foram relatadas dificuldades e devem ser consideradas em futuras propostas de um ambiente escolar que vise promover a atividade física e a saúde.