Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar a implementação de um programa de intervenção para promoção de estilo de vida ativo e saudável em estudantes. Este foi um estudo de avaliação realizado durante a intervenção, que incluiu a comunidade escolar (alunos, professores, coordenadores e pais), por meio de entrevista ou observação externa. A matriz de avaliação foi construída e validada com 32 medidas em oito indicadores: formação docente, modificação nas aulas de Educação Física, modificação nas aulas regulares, distribuição de panfletos, distribuição de material, ginástica na escola, visibilidade do programa e conhecimento e distribuição de material. Foi utilizada análise descritiva (quantitativa) ou de conteúdo (qualitativa). As questões de saúde em sala de aula foram abordadas por 94% dos professores durante a intervenção. Metade dos alunos relatou que participou de pelo menos uma aula de ginástica e utilizou os jogos durante a intervenção, mas foram relatadas dificuldades no armazenamento dos equipamentos esportivos e na organização dos locais. O conhecimento sobre o programa foi frequente entre professores, gestores e alunos, mas não entre pais. Conclui-se que a maior parte das ações do programa teve uma implementação conforme planejado, porém, foram relatadas dificuldades e devem ser consideradas em futuras propostas de um ambiente escolar que vise promover a atividade física e a saúde.

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