Resumo

A educação contemporânea enfrenta o desafio de promover práticas pedagógicas que conciliem o ensino de qualidade com a responsabilidade ambiental. Na Amazônia, maior reserva biológica do planeta, há um potencial inexplorado para a confecção de materiais didáticos alternativos a partir de recursos naturais locais, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização cultural regional. Este artigo apresenta o projeto de Gratificação de Produtividade Acadêmica (GPA) que visa à produção e utilização de implementos esportivos e recreativos feitos com materiais amazônicos, como fibras, sementes, madeiras e resinas, para uso em aulas de Educação Física. O projeto busca suprir a carência de materiais didáticos nas instituições de ensino, especialmente para a prática das novas modalidades corporais de aventura incorporadas ao currículo de Educação Física em 2018. Por meio de 20 oficinas mensais, com abordagem teórico-prática baseada na aprendizagem por projetos, os participantes são capacitados a coletar, preparar e confeccionar implementos sustentáveis, respeitando os princípios ambientais e culturais da região. Além de fortalecer a formação acadêmica, a iniciativa promove a conscientização ambiental, o estímulo à economia criativa local e a reutilização responsável de materiais. O acervo produzido permanece disponível para futuras turmas e projetos de intervenção, contribuindo para a qualidade e diversidade do ensino. O presente estudo discute a metodologia, os resultados e os desafios do projeto, destacando a importância de integrar sustentabilidade e cultura amazônica nas práticas de Educação Física, reforçando seu papel social e educativo na formação de profissionais comprometidos com o meio ambiente e a comunidade.

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