Implicações das Diferentes Representações dos Sujeitos da Escola Sobre a Educação Física: Processos de Formação Docente em Uma Escola da Rede Pública
Por Juliana Souza Santos Batista (Autor), Adrize Paola Gonçalves Marques (Autor), Eduardo Bregunci Nogueira (Autor), Izaú Veras Gomes (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Apresentamos aqui, breves reflexões e apontamentos acerca de nossa participação no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na construção de um
diagnóstico escolar e na identificação do lugar simbólico que a disciplina de Educação Física
ocupa no cotidiano escolar. Desde o segundo semestre de 2012 estamos acompanhando uma
escola da rede estadual de Minas Gerais, localizada na regional Oeste de Belo Horizonte.
Compomos uma equipe de 25 bolsistas de iniciação à docência, dos cursos de História,
Geografia, Ciências Sociais e Educação Física, 5 professores supervisores e 1 coordenador de
área.
Buscamos nos apropriar deste processo de escrita, tornando-o ferramenta para
ampliação de nossa compreensão das perspectivas do PIBID, de modo que a mesma efetive a
qualificação de nossa graduação e também da formação continuada. Um dos eixos
metodológicos do PIBID se relaciona à proposição de diálogos entre as diferentes áreas de
conhecimento participantes do projeto. Neste movimento pudemos identificar a dimensão
desta proposta na medida em que, mergulhados no cotidiano escolar, vivenciamos suas
possibilidades e suas dificuldades de modo contextualizado e interdisciplinar.