Resumo

Apresentamos aqui, breves reflexões e apontamentos acerca de nossa participação no
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na construção de um
diagnóstico escolar e na identificação do lugar simbólico que a disciplina de Educação Física
ocupa no cotidiano escolar. Desde o segundo semestre de 2012 estamos acompanhando uma
escola da rede estadual de Minas Gerais, localizada na regional Oeste de Belo Horizonte.
Compomos uma equipe de 25 bolsistas de iniciação à docência, dos cursos de História,
Geografia, Ciências Sociais e Educação Física, 5 professores supervisores e 1 coordenador de
área.
Buscamos nos apropriar deste processo de escrita, tornando-o ferramenta para
ampliação de nossa compreensão das perspectivas do PIBID, de modo que a mesma efetive a
qualificação de nossa graduação e também da formação continuada. Um dos eixos
metodológicos do PIBID se relaciona à proposição de diálogos entre as diferentes áreas de
conhecimento participantes do projeto. Neste movimento pudemos identificar a dimensão
desta proposta na medida em que, mergulhados no cotidiano escolar, vivenciamos suas
possibilidades e suas dificuldades de modo contextualizado e interdisciplinar.

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