Resumo

Esta pesquisa direta de campo objetivou verificar, analisar e comparar os índices de desempenho escolar dos alunos pertencentes ao Programa UNILEVER de Esporte e de alunos da mesma escola não participantes do programa. A amostra constitui-se de 240 alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental do município de São Paulo, em uma comunidade de baixa renda localizada na zona sul de São Paulo, divididos em dois grupos: a) experimental (GE): grupo de 120 alunos da escola que participam Programa de esporte educacional do Instituto Esporte Educação e b) controle (GC): grupo de 120 alunos da escola que não participam do Programa de esporte educacional. Os resultados demonstram que na 5ª, 6ª e 7ª série, alunos da escola e do Programa Esportivo alcançaram melhores resultados na primeira prova (P1), seguido de queda na segunda (P2) e terceira (P3) provas. Verificando-se diferença significativa em t 0,05 nas três provas revelando melhor desempenho do GE em relação ao GC. Assim, os estímulos frequentes de resolução de problemas para aprender a aprender, em metodologia de ensino e aprendizagem educacional, contribuem positiva e significativamente para a melhora do desempenho escolar. 

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