Resumo

O presente estudo surge dos problemas evidenciados nas aulas de Educação Física no nível inicial, caracterizadas por dificuldades no desenvolvimento da motricidade grossa das crianças, um dos principais fatores que ameaçam o problema é o desconhecimento por parte dos professores sobre o uso de metodologias de ensino com abordagem lúdica. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão teórica sobre a importância da Educação Física para o desenvolvimento da motricidade grossa em crianças do nível inicial por meio de estratégias de pesquisa bibliográfica. em sites de banco de dados regionais e de alto impacto como Scielo, Redalyc, Latindex, Scopus e Web of Science considerando impacto, relevância e atualidade como critérios. Obteve-se como resultado que a Educação Física requer que sejam estabelecidas metodologias condizentes com os critérios curriculares vigentes para que as crianças sejam capazes de agir com autonomia; ao mesmo tempo, foi possível mostrar que o contexto familiar também desempenha um papel fundamental, pois em muitos casos eles também desconhecem a importância da estimulação da área motora nas crianças. Em conclusão, esta área é útil durante o nível inicial porque através dela são propostas atividades que promovem habilidades e habilidades motoras, exercitando a coordenação e o equilíbrio das crianças.

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