Importância de Vivência Prática de Escalada Para Estudantes do Curso de Educação Física da Ufrn
Por Cheng Hsin Nery Chao (Autor), Marcus Felipe Soares Bezerra (Autor), Isabele Maria dos Reis Viana da Silva (Autor), Patrick Ramon Coquerel (Autor), Priscilla Pinto Costa da Silva (Autor), Hassan Mohamed Elsangedy (Autor).
Resumo
A escalada caracteriza-se como um esporte de aventura, a qual vem crescendo em consequência do avanço tecnológico, que oferece alguma segurança ao praticante, bem como a diversidade de espaços propícios a prática.Além disso, essa prática vem ganhando espaço no ensino superior, enquanto conteúdo trabalhado nos cursos de Educação Física no Brasil. O estudo teve como objetivo investigar a importância da vivência prática da escalada, que faz parte do conteúdo da disciplina Ecoturismo e Educação do curso de Educação Física da UFRN.A metodologia caracteriza-se como qualitativa, utilizando-se da análise de relatórios e seminários para coleta de dados. Foram analisados 20 relatórios de alunos que participaram de aula prática de escalada nos semestres 2015.2 e 2016.1 e dois seminários em que foram debatidos tais relatórios. Os principais pontos de destaque dos alunos foram: 1. conhecer uma formação rochosa considerada uma das mais antigas da América (Serra Caiada), 2. ter oportunidade de vivenciar duas atividades de aventura, já que para chegar ao local de escalada é necessário percorrer uma distância caminhando – trekking, 3. a importância do contato direto com a natureza para desenvolvimento da consciência ambiental, 4. conhecer e utilizar equipamentos que são essenciais para a segurança na prática da escalada. Para os estudantes, a vivência prática oportuniza um aprendizado mais rico que a parte teórica, na prática também pode-se trabalhar conteúdos interdisciplinares de áreas como história, geografia e biologia. Associar a teoria à prática oportuniza aos estudantes vivenciarem emoções distintas, além de experimentar novas formas de aprendizagem, tanto no âmbito científico como também pessoal. Vivências como essa, possibilita uma melhor compreensão das necessidades de melhorias no meio acadêmico quanto as práticas de aventura. Além disso, é possível refletir sobre as necessidades encontradas no local explorado, pois observou-se que muito ainda há para ser feito em termos de infraestrutura da cidade para receber os praticantes de escalada, o que pode contribuir para a economia local