Importância do programa residência pedagógica para o acadêmico de educação física
Por Rosângela Ramos Veloso Silva (Autor), Erika Lucas Lopes (Autor), Carla Cristine Alencar Chamone (Autor), Alexandre Mendes Abreu (Autor), Larissa Caroline Ferreira Ribeiro Sobral (Autor), Thaylane Ruas Abreu (Autor).
Em Revista Eletrônica Nacional de Educação Física - RENEF v. 6, n 6, 2023.
Resumo
O presente resumo aborda sobre o Residência Pedagógica na Educação Física, um relato de experiência. Essa análise foi realizada pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Residência Pedagógica (RP) da área de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes que se iniciou em novembro de 2022. Buscando melhorias no processo de formação docente, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação, responsável por elevar o nível de pesquisa científica em diversas áreas –oferece o Programa Residência Pedagógica (PRP), onde novas estratégias são adotadas no processo de inserção do formando no fazer docente comparadas ao Estágio Curricular Obrigatório, como por exemplo, maior tempo de adaptação/Imersão do estudante na escola campo e um professor preceptor da escola campo mais presente e atuante durante a práxis do residente (FARIA; PEREIRA, 2019). No Brasil, nesse contexto regulatório, o Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio da Portaria nº 38/2018, passou a integrar a política de Formação de professores (Brasil, 2018b). Segundo o Edital CAPES nº 06/2018 ( Brasil, 2018ª), o discente regularmente matriculado em curso de licenciatura deve realizar e desenvolver atividades numa escola pública de educação básica, denominada de escola-campo. O PRP sugere “induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo Por base a experiência da residência pedagógica” (Brasil, 2018ª), bem como “promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação Inicial de professores da educação básica às orientações da BNCC” (Brasil, 2018ª). Para Alves (1992) , formar profissionais não significa simplesmente formar pessoas de Bom senso. É mais do que isso; é formar pessoas dotadas de conhecimentos sistematizado, com uma base científica, filosófica e tecnológica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claro participantes do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido com o ensino fundamental II. A justificativa se dá pela importância de apresentar a comunidade acadêmica, e sociedade de forma geral, o êxito nas atividades desenvolvidas no programa, bem como servir de estímulo a outras instituições de ensino superior, algumas possibilidade de novas experiências.