Resumo

O presente resumo aborda sobre o Residência Pedagógica na Educação Física, um relato de experiência. Essa análise foi realizada pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Residência Pedagógica (RP) da área de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes que se iniciou em novembro de 2022. Buscando melhorias no processo de formação docente, a Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação, responsável por elevar o nível de pesquisa científica em diversas áreas –oferece o Programa Residência Pedagógica (PRP), onde novas estratégias são adotadas no processo de inserção do formando no fazer docente comparadas ao Estágio Curricular Obrigatório, como por exemplo, maior tempo de adaptação/Imersão do estudante na escola campo e um professor preceptor da escola campo mais presente e atuante durante a práxis do residente (FARIA; PEREIRA, 2019). No Brasil, nesse contexto regulatório, o Programa Residência Pedagógica (PRP), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por intermédio da Portaria nº 38/2018, passou a integrar a política de Formação de professores (Brasil, 2018b). Segundo o Edital CAPES nº 06/2018 ( Brasil, 2018ª), o discente regularmente matriculado em curso de licenciatura deve realizar e desenvolver atividades numa escola pública de educação básica, denominada de escola-campo. O PRP sugere “induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo Por base a experiência da residência pedagógica” (Brasil, 2018ª), bem como “promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação Inicial de professores da educação básica às orientações da BNCC” (Brasil, 2018ª). Para Alves (1992) , formar profissionais não significa simplesmente formar pessoas de Bom senso. É mais do que isso; é formar pessoas dotadas de conhecimentos sistematizado, com uma base científica, filosófica e tecnológica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos, do curso de Licenciatura em Educação Física, da Universidade Estadual de Montes Claro participantes do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido com o ensino fundamental II. A justificativa se dá pela importância de apresentar a comunidade acadêmica, e sociedade de forma geral, o êxito nas atividades desenvolvidas no programa, bem como servir de estímulo a outras instituições de ensino superior, algumas possibilidade de novas experiências.

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